Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Aspectos Econômicos

Publicado em 11/12/2014 às 15:07 - Atualizado em 24/03/2022 às 09:48

São várias as atividades econômicas desenvolvidas no município de Sangão desde antes de sua emancipação e que se perpetuam até os dias atuais, assim como novas oportunidades que surgiram ao longo dos anos, auxiliando em seu progresso econômico e sustentável.

 

     Agricultura e Pecuária

 

A Agricultura e a Pecuária sempre tiveram lugar de destaque desde o início dos tempos, sendo a agricultura com a produção de mandioca, arroz, feijão, milho, cana de açúcar, cebola, batata, frutas, que pode acontecer de forma familiar ou patronal.

O Município que é o maior produtor de farinha de mandioca de Santa Catarina, tem nessa cultura a base de sua produção agrícola. Atualmente São cerca de 450 produtores rurais que se dedicam à cultura, dos quais 242 de forma exclusiva à agricultura. As condições climáticas e o manejo do solo são aspectos que contribuíram para o aumento do rendimento da produção de mandioca em Sangão.

De acordo com dados da Secretaria de Agricultura de Sangão, o mercado do produto “in natura” mostra números expressivos, podendo chegar, à 30 toneladas por hectare, em alguns casos.

Hoje, praticamente 100% da mandioca produzida fica em Sangão e é transformada em farinha, através de empresas locais, na grande maioria. Sendo que o processo de beneficiamento da mandioca em etapas anteriores a farinha extrai a massa, o polvilho e a farinha de tapioca que são comercializados em menor escala.

Na pecuária, destaca-se a criação de gado de corte de forma extensiva, pela agricultura familiar. A adoção da prática de inseminação artificial, trouxe benefícios, como o melhoramento genético do rebanho. A suinocultura e a avicultura também são atividades importantes, em menor escala mas ainda ativos no mercado.

A Secretaria Municipal de Agricultura foi instituída por volta de 1995, se estruturou para oferecer subsídio técnico e de insumos mecânicos aos produtores do município, sendo responsável pela manutenção desse ofício que tem papel de forte interesse social, cultural e econômico, agindo no diagnóstico e resolução de problemas produtivos na lavoura.

Sendo até os dias atuais peça fundamental, contando com o apoio adicional da patrulha agrícola mecanizada auxilia os produtores rurais, em serviços de aração e gradagem, além do fornecimento de sementes de aveia para a adubagem verde do solo, melhorando o solo para o cultivo. Isso contribui com a melhoria da lavoura, facilita o trabalho das famílias que trabalham com esse cultivar e ajuda na redução do custo de plantio.

A Secretaria de Agricultura com o apoio dos técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) auxilia aos agricultores que desenvolvem também atividades no ramo da pecuária.

 

     Extração de Pedras

 

Atualmente apenas alguns agricultores procuram diversificar as atividades cortando pedras entre uma safra e outra, aumentando assim, seus rendimentos. Quem trabalhava de forma efetiva nessa atividade utilizava-se de técnicas artesanais, porém na atualidade esta é uma atividade quase extinta em relação a outros períodos da história, visto que a retirada de pedras para utilização na construção civil e demais áreas é feita de forma automatizada com equipamentos modernos e o ofício de “pedreiro” está com os dias contados.

 

     A Indústria da Cerâmica Vermelha

 

             A base industrial de Sangão está alicerçada na indústria de Cerâmica Vermelha (tijolos e telhas), cuja produção constitui aproximadamente 60% da economia local, sendo que algumas utilizam a mais moderna tecnologia do País e que tem suas principais unidades instaladas ao longo da Br 101. A produção anual de tijolos e telhas é vendida para outros estados brasileiros. O sucesso da produção deve-se, em muito, ao solo, abundante em argila, principal matéria-prima da indústria cerâmica, cujo início do processo de extração se deu na década de 70.

 

  Setor Metal Mecânico

 

A indústria metal mecânica, também chamada de metalomecânica ou metalúrgica, envolve a transformação de metais como cobre, aço, ferro, prata e ouro em produtos para a indústria ou para o consumidor final.

         Em Sangão este setor vem se destacando nos últimos anos com diversas empresas aqui instaladas, sendo que a de maior significância é a Hipper Freios, líder no mercado em fornecimento de discos e tambores de freio. Instalada em uma área de aproximadamente 100 mil m² - sendo 45 mil m² de área construída – distribui seus produtos para todo território nacional e exporta para mais de 20 países.

Detentora de um dos mais modernos parques de fundição e usinagem do Brasil, a HIPPER FREIOS conta com mais de 1.200 referências para as mais diversas aplicações nacionais e importadas – através de suas linhas de produtos e sistemas de freios automotivos (Disco, Tambor e Cubo).

Sua experiência no mercado é a consolidação da história de sucesso e da iniciativa empreendedora e suas ações e investimentos contribuíram para a geração de emprego e renda, contribuindo, consideravelmente, para a melhoria da qualidade de vida da comunidade na qual está inserida.